Nossa Igreja

O inicio da assembleia de Deus no Espirito Santo protagoniza um dos capítulos mais emocionantes da historia do evangelho em nosso país, em 1922 quando os primeiros crentes pentecostais, Francisco Galdino Sobrinho e sua esposa chegaram à Vitória, e dois anos depois, chegava em solo capixaba o missionário escandinavo Daniel Berg, que veio com o objetivo de fundar uma igreja evangélica em terras capixaba. O mesmo dirigiu os primeiros cultos na Rua Santo Antônio.

Daniel Berg fazia um trabalho de evangelização, visitando as famílias durante o dia e convidando-as para o culto à noite. Depois de alguns meses, mesmo sem informações oficiais pelo seu trabalho, sabe-se que o missionário deixou uma base evangelística estabelecida. Em 1925, José Vicente Ferreira veio de Pernambuco para Vitória Espírito Santo, a pedido de Daniel Berg. Ao chegar à Vitória só encontrou o irmão Galdino como crente pentecostal, os demais eram batistas. Foi então que o irmão José Vicente Ferreira escreveu a Daniel Berg, solicitando que lhes enviassem um pastor para por em ordem o trabalho. Atendendo ao pedido da Igreja foi enviado á cidade de Vitória no dia 09 de maio de 1930 o pastor João Pedro da Silva, data esta onde se reuniram mais de (30) trinta pessoas, entre crentes e simpatizantes do evangelho. Aos 34 anos de idade o Pastor João Pedro inicia um trabalho em solo capixaba munido de fé e de coragem, trabalho este iniciado do fruto da evangelização.

Estabeleceram-se cultos, no centro da cidade, em Santo Antônio, Vila Rubim, Praça Costa Pereira e Aribiri, em Vila Velha. Celebrou-se então, o primeiro batismo em águas em 08 de junho de 1930, esta data foi estabelecida na obra “Historia das Assembleias de Deus no Brasil” compilada por Emilio Conde, como inicio da obra pentecostal e data provável de fundação, sob a liderança de João Pedro da Silva.

A Assembleia de Deus no Espírito Santo iniciou-se com os seguintes irmãos; Francisco Galdino Sobrinho, Leopoldina da Costa Sobrinho, João Toscano de Brito, Maria de Oliveira, Manoel Tibúrcio, Jose Martins, Antônio Gabriel, Francisco Faustino, Josefa Faustino, Maria Raimundo, Nair Raimundo, Joaquim Galdino, Pulcina da Conceição, Ibiapino Luiz e esposa, Candido Dias da Hora, Maria dos Anjos da Hora, Madalena dos Anjos Mota, Jose Mota, Maria Hora, Vitor Hora, Abraão e esposa, Adalberto Pacote, Aquino Deodoro, Jose Vicente Ferreira, Manoel Cocino, Fabiano e esposa, Jose Pedro, Antônio da Barra e esposa, Pedro da Silva e esposa, Francisco Santana e esposa, Maria Santana, Ormandina Silva e outros.

Com a expansão do trabalho, organizou-se no bairro Santa Lucia, Jucutuquara, Pedreiras, Ataíde, Areal e finalmente a sede, no bairro Aribiri, em Vila Velha/ES. IMPORTANTE: A Igreja em Aribiri, era a sede de todo o ministério das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo, e todas as igrejas que eram fundadas eram filiadas à AD do Aribiri, que foi inaugurada na Rua São Luiz, nº 211.

Pin It on Pinterest